UMA ELEIÇÃO COM VÁRIOS VENCEDORES

Publicado: 30 de outubro de 2012 em politica, Todas
Tags:

Pode acontecer isso? Uma eleição ter vários vencedores? 

Não só pode, como aconteceu..

Todos ganharam um pouquinho nestas Eleições municipais que se encerraram no último domingo. Lógico, uns mais, outros menos… e lógico também, para ter havido vencedores é porque teve perdedores… e como todos venceram um pouquinho pelo menos, todos também tiveram suas derrotas.. e aqui vale uma ressalva, não digo vitória ou derrota no sentido de uma ou outra cidade, mas sim no cenário geral, regional ou nacional, do partido.. pensando inclusive em 2014… mas chega de lero-lero e vamos ao resumão…

O PMDB perdeu algumas prefeituras, mas continua sendo o partido com maior número delas.. venceu no Rio de Janeiro, cidade-destino do mundo nos próximos anos com seus eventos mundiais.. o problema do partido é a falta de uma figura de apelo nacional, por isso é um partido que nunca pensa em lançar um candidato a presidente…

O PSDB perdeu a maior cidade do país, mas venceu em capitais do Norte e Nordeste onde precisava ganhar uma representatividade maior mesmo… teve outra importante derrota também em Curitiba…

O PT venceu na maior cidade do país, São Paulo, mas teve derrotas importantes em Fortaleza e Salvador.. o partido aumentou o número de prefeituras e agora é o 3º com mais prefeituras no país…

O PSB talvez foi o maior vencedor das eleições 2012… vai comandar mais capitais, 5 no total, e ganhou em cidades importantes como Campinas e Duque de Caxias.. Eduardo Campos, governador de Pernambuco, já tem palanque em todo o país pra fazer campanha pra Presidente em 2014…

O PSD estreou bem nas eleições… conseguiu um número expressivo de prefeituras e já faz Gilberto Kassab sonhar alto com as eleições de 2014..

O DEM respira com ajuda de aparelhos, se não fosse ACM Neto, não teria nenhuma grande cidade para permanecer em cena..

O PSOL e o PTC conseguiram suas primeiras capitais… e isso tudo vem pra confirmar a pulverização que essa eleição causou… não existem mais 1 ou 2 ou 3 partidos comandando as cidades… agora são mais de 20 partidos que dividem o comando dos mais de 5 mil municípios brasileiros…

Aqui no Rio, o Garotinho teve uma grande vitória em São Gonçalo apoiando seu candidato Neilton Mulim e vencendo uma coligação poderosa formada por Cabral, Lindbergh, Paes, Panisset, atual prefeita de SG, e Crivella… isso o coloca em boa posição para a disputa ao Governo do Estado do Rj em 2014… não custa lembrar que São Gonçalo é o 2º maior colégio eleitoral do estado…  outros possíveis candidatos são o Pezão, vice de Cabral, Lindbergh, Gabeira e Crivella… Há grandes chances da disputa polarizar entre Lindbergh e Garotinho… mas futuramente faço um post sobre a situação política para 2014 no Rio..

No cenário nacional, após o crescimento do  PSB do Eduardo Campos, este surge como uma força a ser observada… temos Dilma tentando a reeleição.. Aécio tentando lavar a alma tucana… Marina Silva que não se decidiu… e Levy Fidélix e Ey-ey-eymael… rs… Mas isso também é papo pra outro post…

Pra fechar, o povo deu o recado, quer renovação.. candidatos entre
30 e 50 anos se saíram bem melhor que os dinossauros de nossa política… prefeitos que tentavam a reeleição em várias cidades também não tiveram tanto sucesso assim… o povo quer mudança… chega de mais dos mesmos… devagarinho a gente vai chegando lá…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s