BELO MONTE – PRÓS E CONTRAS DE UMA GRANDE POLÊMICA!

Publicado: 6 de novembro de 2012 em crítica, Todas
Tags:, , , , ,

Um assunto que sempre  levanta bastante polêmica é este da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Imagem do projeto da Usina de Belo Monte

Existem prós e contras a serem discutidos e levantados. A balança pende pros dois lados. Difícil se colocar inteiramente contra e esquecer os problemas energéticos que o nosso país enfrenta. Como também é complicado ser a favor e não pensarmos em todo impacto social e econômico que a região sofreria…

Pra começar a nos situar no assunto, nada melhor do que conhecer um pouco da região onde a usina será erguida. A Usina de Belo Monte é uma central hidrelétrica que esta sendo construída no Rio Xingu, próximo da cidade de Altamira, no estado do Pará. Sua potência será de 11.233 MW, para se ter uma idéia, é energia suficiente para abastecer até 26 milhões de brasileiros, ou cerca de 15% da população do Brasil. Belo Monte seria a 3ª maior hidrelétrica do mundo, perdendo para a chinesa Três Gargantas que tem capacidade de produzir até 20.300 MW e para a paraguaia-brasileira Itaipu que tem capacidade máxima de produção de 14.000 MW. O custo estimado para essa construção é de R$ 26 bilhões.

Tá, se é tão bacana assim, então porque tanta polêmica contra a construção da usina?

Rio Xingu

Simples. Toda ação, gera uma reação. E a reação desse enorme empreendimento provoca um enorme impacto socioambiental na região. Para começar, a usina está sendo levantada na Floresta Amazônica,e  não é preciso ressaltar toda a importância dela, talvez a nossa maior riqueza, fauna e flora riquíssimas… e é justamente essa fauna e flora quem mais sofreria na construção da usina… primeiro, pelo desmatamento causado… segundo, uma boa parte do lugar ficará inundado permanentemente, acabando com o habitat natural de bichos e plantas… em terceiro lugar, a usina alteraria a vazão natural do rio, o que iria afetar todo o ciclo ecológico da região… além desses, existem outros pontos que podem pender a balança para sermos contrários a construção da hidrelétrica…

Falando da crise energética enfrentada pelo Brasil, o país não está conseguindo suprir a demanda da população por energia, além de estar tendo de encarar recorrentes apagões em cidades, estados e até regiões inteiras (a mais recente atingindo Norte e Nordeste do país no mês passado)… por isso é importante a construção da usina para que o país consiga alcançar suas metas de crescimento… afinal, somos a 6ª maior economia mundial e provavelmente em menos de 5 anos entraremos no Top Five das economias do mundo… e esse status não combina com um país que não se sustenta energeticamente.. Nada pior do que você estar fazendo um trabalho no computador e a luz acabar no meio dele (e pra piorar, você não ter salvado, rs), ou então dormir numa noite de verão sem energia elétrica em casa.. E a cada ano o consumo aumenta. Todos falam de sustentabilidade e tal, mas ninguém abre mão do seu ar condicionado, do seu banho quente, do microondas, etc,  para economizar…  Não é preciso lembrar também que muitos brasileiros não tem acesso a essa energia que eu e você estamos fazendo uso neste momento e que hoje no país existe toda uma classe baixa ascendente que tem todo o direito de utilizar essa energia da mesma forma.

Mas voltando a Belo Monte, trazendo a discussão pra um cenário mais favorável a usina, acredita-se que 70% da energia produzida pela usina seja destinada a residências e o restante distribuído para ao mercado nacional e as indústrias. Outro fator positivo a Belo Monte é o fato de usinas hidrelétricas serem consideradas geradoras de energia limpa e renovável, pois não produzem gases que afetam a atmosfera e não consome recursos naturais.

Infelizmente não existe uma opção que agrade ambos os grupos. Por isso a tal balança citada não consegue pender definitivamente para um lado.A resposta?! Só o tempo dirá..

Felipe Araujo

Anúncios
comentários
  1. riquezas naturais x riquezas materiais.
    Se pararmos pra pensar, das potências econômicas o Brasil é o único que ainda está se escorando em suas riquezas naturais. Se o pensamento for de crescer economicamente, terá de abrir mão disso.

  2. Marco disse:

    muitos americanos se arrependeram de terem destruido florestas para contruir cidade ou essas coisas artificiais todas, pelo dinheiro que vão gastar e pelo que vão destruir, seria melhor energia solar, para fazer a itaipu destruiram uma catarata que chegava perto da beleza das cataratas do iguaçu. para fazer coisas assim eles deveriam pensar mais.

  3. Eu assinei uma petição contra essa usina, acho super errado.

  4. Aline disse:

    Quando fui visitar Fortaleza, só me perguntava uma coisa… “Por que não energia eólica?”

    • Semira disse:

      Mas em Fortaleza tem muita energia eólica, até pq lá é litoral. Mas já Belo Monto vai ser construina da Floresta Amazônica. Onde não tem vendo, pois há constante chuvas, pouco sol, pois a maior parte do dia esta nublado. Então p acabar com esta falta de energia só temos duas opções: Usina hidrelétrica ou nuclear… Em caso de danos, seria melhor uma nuclear, pois os riscos de acidentes são baixíssimos, mas não confio muito no povo brasileiro q já deixou acontecer por desorganização e desatenção um acidente, e um acidente um uma usina nuclear na região amazônica é terrível. Descartando a nuclear, resta apenas a hidrelétrica.. a Usina de Belo Monte. O que é uma pena.. mas acredito que esta usina só vai ser erguida por falta de opção..

  5. Pedro Paixao disse:

    Perda de biodiversidade, degradação dos mananciais, aterramento de rios e lagos, redução do regime de chuvas, redução da umidade relativa do ar, aumento do efeito-estufa, comprometimento da qualidade da água, desertificação, perda do potencial genético, perda do potencial farmacêutico, perda do potencial hídrico brasileiro, redução do turismo.
    Tanto prejuízo para aumentar a capacidade elétrica pode e irá nos remeter aqueles filmes onde o mundo se arrepende de ter feito uma grande mudança, sem volta. A energia é um desafio, para quem tem que pagar contas, mas para os bons administradores em conjunto com um bom investimento, isso não é nada.
    Gostaria de fazer mais além de ficar sentado no PC assinando petições e divulgando nas redes sociais… Espero que a alta cúpula que tem o poder da caneta seja contra.

  6. Flávio Lima disse:

    As atividades da Usina Hidrelétrica Belo Monte começaram a ser retomadas nesta quarta-feira, 14. As obras foram interrompidas no domingo, 11, depois que vândalos depredaram, saquearam e incendiaram vários setores do Sítio Pimental, no último final de semana….

    Agora entendi a presença da Força Nacional,kkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s