HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA, O BOI QUE VOOU NO RECIFE!

Publicado: 12 de novembro de 2012 em Histórias que o povo conta, Todas
Tags:, , , , ,

Conta-se que certa vez em Recife, lá nos idos do século XVII, época em que o nordeste brasileiro estava sob dominação holandesa, o então governador geral da região, o holandês Maurício de Nassau, fez o boi voar.

Quem viu na época, jurava que era verdade. A história passou por gerações e é contada até hoje lá pelas bandas nordestinas.

Mas atenção! Qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência…. vamos a história:

O ano era 1641. Maurício de Nassau sentiu a necessidade de construir uma ponte ligando a cidade Maurícia até Recife. E assim começa a planejar essa construção. Contrata um empreendedor local para dar início a construção e anuncia ao povo a  realização desta obra… Acontece que no meio da obra, o dinheiro destinado a mesma se esgotou, talvez o planejamento não tenha sido tão bem feito assim.

O governador da Nova Holanda, como a região do nordeste invadida pela Holanda era conhecida, começou a enfrentar os deboches e a ironia do povo e de seus opositores. Muitos falavam que aquela obra iniciada jamais seria terminada.  Nassau então tem a ideia de contrair um empréstimo para concluir a construção da ponte. Era a única solução, pois dinheiro ele não tinha mais.

Problema resolvido: empréstimo tomado e obra concluída. Restava uma questão: saldar a dívida… e Maurício de Nassau teve uma ideia brilhante para isso…

No dia 28 de fevereiro de 1644, Nassau manda informar em toda a cidade que a tão esperada ponte vai ser inaugurada naquela data. O governante prepara uma festa para a inauguração da obra. E anuncia que naquele mesmo dia, do outro lado da ponte, um boi manso voaria pelo céu de Recife…

Você sabe como é né? Ninguém nunca viu um boi voar… nem eu, nem você, nem o povo de Recife da época… então estavam todos loucos para tirar a dúvida e ver se era verdade mesmo que a capital pernambucana tinha um boi voador..

Só tinha um detalhe. Nassau falou que o boi voaria do outro lado da ponte… e para deixar as pessoas atravessarem a ponte, o governador estava cobrando uma determinada quantia para isso – para muitos este foi o primeiro pedágio do Brasil. O povo comprou a ideia e pagou o “pedágio” para ver o boi voar. Nassau arrecadou uma boa verba e conseguiu quitar o empréstimo com esse novo imposto.

E afinal de contas, o boi voou?

Bom… Nassau se saiu bem em mais esse desafio… ele falou com o povo que o boi voaria do alto de um prédio para outro. Mandou que matassem um boi e que retirassem tudo de dentro dele e o enchessem com ervas secas e escondeu esse boi no alto de um dos prédios… após isso ele tomou emprestado um boi manso (vivo, diga-se de passagem), mostrou-o ao povo, e depois escondeu ele no alto do mesmo prédio que o primeiro, de onde tirou o boi morto e colocou-o em cordas que o sustentaram e o fez voar de um prédio para o outro…. o povo olhou aquilo tudo admirado e aplaudiu o espetáculo boquiaberto.

Todos saíram satisfeitos. A cidade ganhou uma ponte, Nassau ficou bem avaliado com o povo e a galera viu um boi voar de verdade…

E assim conta a história do boi voador… e quem viu na época, jurava que era verdade.

Ah… Como eu disse no começo do texto, qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência. Dinheiro que acaba no meio da obra por falta de planejamento… Empréstimos contraídos as pressas para sanar essa falta de planejamento… E o povo pagando a conta no fim de tudo com a criação de mais impostos… Mera coincidência…

O tempo passa… Mas certas coisas não mudam…

 Felipe Araujo

Anúncios
comentários
  1. juankatatau disse:

    kkkkkkkkkkkk só pode ser zueira

  2. juankatatau disse:

    pior que eu quase acreditei que iria ser algo parecido como um boi com asas kkk

  3. Victor disse:

    As lendas urbanas são incríveis…

  4. Cafajeste Sedentario disse:

    Olha que eu acredito heim,kkkkk
    realmente essas lendas urbanas são fodas

  5. Diogo Cescon disse:

    Nada muda, mas pelo que parece a obra na época foi mal planejada e hoje é planejada bem até demais, sendo o famoso caixa 2 não deixa a obra ser concluída, prefiro “pagar um pedágio para ver um boi voar” e ter algo feito de positivo na minha cidade do que ter que pagar impostos em cima de impostos para encher o bolso de empresários safados e políticos corruptos…

  6. Marco disse:

    além de ter feito o primeiro pedágio tambem pode ter sido o primeiro picareta do brasil, mesmo não sendo brasileiro.

  7. Pedro Paixao disse:

    Recife, essa história e muitas outras de grande expressão formaram pouco a pouco o DNA do nosso país, muitas coisas hoje vistas como boas, naquela época não eram bem vistas, acredito que se o pessoal daquela época pudesse nos visitar, já teriam feito revoltas aos montes, o povo brasileiro esta numa posição de conforto, só reagirá as impunidades quando a falsa sensação for extinta por uma falha qualquer do mundo perfeito.

  8. Esses contos são ótimos. Mesmo não sendo verdade são bastante interessantes.

  9. Você fez a alegria da estudante de história pernambucana que decidiu fazer um passeio por blogs hoje (sim, eu rs). Gosto muito dessa história, e fazendo um paralelo com os dias atuais ainda podemos com propriedade desconfiar que muito desse dinheiro arrecadado foi pros bolsos do próprio Nassau.

  10. Zetrusk disse:

    Tem muitos contos otimos brasil a dentro!

  11. sabrna disse:

    e pra min ffaze um trabalho mut legal

  12. roberto motta disse:

    Pois a meu ver, ESSE FOI O PRIMEIRO 171 – DA HISTÓRIA DO BRASIL.-
    Deu exemplo para os futuros governantes… governadores, Presidentes, + Presidentes, e demais classes politicas…dando origem ao conhecido mensalão… certo ou errado?
    primeiro estelionato do Brasil..Começado no século xvII.
    muito boa essa história …assim descobrimos a primeira falcatrua na época das capitanias hereditárias. ..

  13. douglas disse:

    orivemmmmmmmmmmmmmmmmmmmm,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,………..

  14. Eduardo Gomes disse:

    O povo pensa que nossos governantes vão mudar. Entra eleição, sai eleição e tudo piora a cada momento. O Brasil foi invadido por aqueles que aqui vieram roubar nosso ouro, nosso pau-brasil e demais riquezas e nosso dinheiro. O mau exemplo ficou e a cada dia é aperfeiçoado. Só Deus pode nos salvar de um triste fim para nossa querida pátria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s