Salve, saladeiros!

Finalmente começo hoje a escrever sobre uma de minhas paixões: o Carnaval brasileiro! (Eu mesmo já estava estranhando a demora..rs)

Estamos a pouco mais de dois meses do Carnaval (Tá chegando… Graças a Deus!).  Como o ano passou rápido né?

E hoje  eu inauguro a coluna “Passarela do Samba”, que vai falar sempre um pouquinho do carnaval do nosso país.

Hoje, o tema da coluna são os enredos que as escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro apresentarão nos desfiles de 2013. E de quebra, a ordem dos desfiles também.

Vamos lá…

  • Inocentes de Belford Roxo: A Caçulinha da Baixada, como é conhecida a escola de Belford Roxo, fará sua estréia no Grupo Especial em 2013. A escola vai ser a primeira a desfilar no domingo de carnaval. Com o enredo “As sete confluências do Rio Han”, a agremiação vai falar dos 50 anos de imigração e integração Coréia-Brasil. O enredo também vai contar um pouco da história da formação do povo coreano, uma história que vem de 5.000 anos atrás e culmina com a Coréia do Sul ocupando a posição de destaque no mundo como um dos tigres asiáticos, um país que escolheu pra si seu destino e foi atrás dele. Um país que tem como símbolo a Rosa de Sharon, uma flor que representa a imortalidade, nos apresenta uma fantástica cultura milenar. Por fim, a escola da Baixada também falará como os sul coreanos conseguiram moldar e adaptar sua cultura em relação a nossa.
  • Acadêmicos do Salgueiro: A Academia do Samba  vai ser a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval. Com o enredo “Fama”, a vermelho e branco da Tijuca vai contar a busca do homem pelo reconhecimento e pela fama. Quem nunca sonhou em ter seus 15 minutos? A escola vai contar essa busca desde a antiguidade, quando Alexandre, o Grande, fazia questão de ter suas conquistas eternizadas em odes e poesias. Passa pela França, contando a história de Luís XIV, o rei Sol, que gostava de ser retratado como soberano absoluto. A agremiação tijucana também fala dos Beatles, que já foram considerados, em uma pesquisa, mais famosos que Cristo. Por fim o Salgueiro fala das celebridades instantâneas, vindas de Reality Shows, da internet, e que surgem a todo momento, e brigam pelo seu espaço ao sol.
  • Unidos da Tijuca:  O pavão do Borel será a terceira escola a desfilar no domingo de Carnaval. Com o enredo “Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada” a escola celebra o ano da Alemanha no Brasil. A princípio pode soar estranho. Mas a mitologia escandinava, que conta com Thor e Odin, teve início no oeste alemão e se difundiu para a região da Escandinávia, onde se fez mais forte. Paulo Barros não poderia deixar de aproveitar esse gancho e usará Thor, o deus do trovão, como mestre de cerimônia para nos apresentar as histórias, mitos, lendas e fábulas do povo alemão na Sapucaí.
  • União da Ilha: A agremiação insulana será a quarta escola a se apresentar na Passarela do Samba no domingo de carnaval. Com o enredo “VINÍCIUS, NO PLURAL – Paixão, Poesia e Carnaval” a tricolor da Ilha do Governador promete contar e cantar a vida e obra de Vinícius de Moraes. A agremiação quer representar na avenida a pluralidade de Vinícius, representada até em seu nome, que é coincidentemente no plural. Vinícius foi um poeta, escritor, compositor, diplomata, dramaturgo, jornalista e o que mais pode ser. Foi um profissional completo em tudo o que se dedicou a fazer. Por curiosidade, Vinícius passou parte da juventude no bairro da Ilha do Governador, bairro da escola que o homenageia neste Carnaval.
  • Mocidade Independente de Padre Miguel: A Estrela Guia de Padre Miguel vai ser a quinta escola a desfilar no domingo de carnaval. Com o enredo “Eu vou de Mocidade com Samba e Rock In Rio – Por um mundo melhor”, a escola da Zona Oeste vai contar a história de um dos maiores festivais de música do mundo. Com o desafio de falar de misturar o rock no samba, a Mocidade vai falar sobre o Rock In Rio. A escola promete relembrar as principais atrações de todas as edições, seja no Brasil ou no exterior. Grandes artistas da música mundial também estarão presentes no desfile da verde e branco de Padre Miguel.
  • Portela: A Majestade do Samba será a sexta e última escola a desfilar no domingo de carnaval. Com o enredo “Madureira… onde o meu coração se deixou levar”, a escola presta duas grandes homenagens: uma a própria escola e outra ao seu bairro de Madureira. A Portela comemora em 2013 seus 90 anos de fundação. Uma história de 21 conquistas, número que a deixa até hoje como a maior vencedora do carnaval carioca. E ano que vem também , o bairro de Madureira, berço da Portela,  completará 400 anos de existência e habitação na região. Ou seja, comemoração em dose dupla.
  • São Clemente: A escola da Zona Sul vai ser a primeira a desfilar na segunda-feira de carnaval. Com o enredo “Horário Nobre”, a escola vai falar das novelas que marcaram época na Rede Globo. Obras como Gabriela, O Bem Amado, Roque Santeiro, Irmãos Coragem, entre muitas outras. Estarão no desfile, artistas que fizeram e fazem parte da nossa TV, os bordões que marcaram os brasileiros, tais como “estou certo ou estou errado?”, “cada mergulho é um flash!”, “não é brinquedo não!”. Grandes mistérios serão lembrados, afinal, quem matou Salomão Hayala e Odete Roitman?! Grandes momentos serão recordados: Perpétua e sua careca lá no agreste; a explosão da Dona Redonda; Isaura, a escrava branca. O papel social das novelas ( aids, drogas, corrupção, trabalho infantil, reforma agrária, entre outros) também estará em pauta no desfile da amarelo e preto de Botafogo. Por fim, os autores… Janete Clair, Dias Gomes, Cassiano Gabus Mendes, Benedito Ruy Barbosa, Gloria Perez, Aguinaldo Silva, Manoel Carlos, entre outros, os grandes mestres que nos brindam com seus sucessos.
  • Estação Primeira de Mangueira:  A querida verde-e-rosa será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval. Com o enredo “Cuiabá: Um Paraíso no Centro da América!”, a escola presta uma homenagem a cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso. O enredo começa na fundação da cidade em 1719 por uma expedição de bandeirantes. Fala dos mitos e lendas da região. Desvenda os sabores e temperos do lugar. Mostra a fé do povo cuiabano, com suas festas e louvores aos santos, entre elas a Festa do Divino Espírito Santo. A Mangueira também canta as belezas da cidade de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães, as cachoeiras, as araras e os tuiuiús. Por fim, o enredo da Estação Primeira aponta em direção ao futuro, com as oportunidades trazidas junto com a Copa de 2014 (a cidade vai ser uma das sedes) Cuiabá desponta como a “cidade das oportunidades” do Centro Oeste brasileiro.
  • Beija-Flor de Nilópolis: A Deusa da Passarela será a  terceira escola a pisar na Sapucaí na segunda-feira de Carnaval. Com o enredo “Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador”, a escola nilopolitana vem mostrar a todos que o cavalo é o amigo fiel do homem e da humanidade. Afinal, estamos falando de um animal que nos acompanha desde a antiguidade. O cavalo já serviu e serve ainda como meio de transporte, transportando homens e mercadorias, e assim fazendo crescer povos e cidades. O cavalo já serviu em guerras, ajudando os homens a conquistarem terras, reinos, impérios. O cavalo já puxou carroças, carruagens, colocando o mundo em movimento. O cavalo das lendas: o unicórnio, o Pégasus, presente de Alah a humanidade. Por fim, a escola de Nilópolis mostra o cavalo como um objeto de valor, caríssimo por sinal, o Mangalarga Marchador.
  • Acadêmicos do Grande Rio:  A Tricolor da Baixada vai ser a quarta escola da noite da segunda-feira de carnaval. Com o enredo “Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro sem disputa… Contra a injustiça em defesa do Rio”, a escola vem abordar um tema muito atual: o Petróleo e os seus Royalties. A agremiação de Caxias pretende contar a história do petróleo, o chamado “ouro negro”, desde sua descoberta até suas funcionalidades. A escola pretende abordar os royalties e sua serventia para quem os recebe. Outra parte importante do enredo é o setor que vai falar dos desastres ambientais e suas consequências para estados produtores. Um enredo atual, polêmico e que promete tocar na ferida de muita gente.. é aguardar pra ver..
  • Imperatriz Leopoldinense:  A escola de Ramos vai ser a quinta  a desfilar na segunda-feira de carnaval. Com o enredo “Pará – O Muiraquitã do Brasil”, a escola vem contar a história do estado do Pará. Desde os índios até os dias de hoje. Muiraquitã é um objeto talhado em pedra ou madeira que representa pessoas ou animais, e ao qual são atribuídos qualidades sobrenaturais. No contexto do enredo, o Pará é o Muiraquitã do Brasil, ou seja, o amuleto do Brasil, o país tem sorte em ter um estado com tamanha riqueza. O enredo vai falar dos costumes e tradições, as festas, o Carimbó e o Siriá, a Marujada. A rica culinária paraense com pato no tucupi, tacacá, camarão seco, tucupi. A verde e branco da Leopoldina também vai mostrar as cidades, Santarém, Marajós, Belém. E como não poderia deixar de ser, a fé do povo paraense também estará em pauta com a Festa do Círio de Nazaré.
  • Unidos de Vila Isabel:  A escola do bairro de Noel vai fechar o Carnaval carioca, sendo a sexta a desfilar na segunda-feira. Com o enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – “Água no feijão que chegou mais um””, a escola vai falar da agricultura, da vida no interior. A Vila Isabel vem mostrar o Brasil e suas riquezas vegetais, país onde se plantando, tudo dá. O enredo fala da geração de emprego e renda vindos das atividades rurais, citando os milhões de homens e mulheres que se dedicam dia e noite ao cultivo do nosso solo. A agremiação contará também sobre a mistura de etnias (branco, negro e índio) que formou nossa cultura agrícola. A vida no campo também estará no desfile da Vila, a hospitalidade do povo do interior que ao ver alguém chegando já fala com a mulher para colocar mais “água no feijão”, tudo isso ao som de muita “moda de viola”. Nada melhor do que encerrar os desfiles cantando o Brasil e os brasileiros.

Felipe Araujo

Anúncios
comentários
  1. netybranco@gmail.com disse:

    Bom….torço pelo enredo da Grande Rio!

  2. […] Faltam menos de 3 meses para o Carnaval… e você sabe quais os enredos escolhidos pelas escolas do Rio de Janeiro para o desfile do Grupo Especial do ano que vem? No Salada Mista tem um post muito maneiro que apresenta o título e um breve resumo do enredo de cada uma das 12 escolas… venha conferir….. — Continue lendo em Salada Mista […]

  3. juankatatau disse:

    nao gosot muito de samba mas carnaval eh da hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s