O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA

Publicado: 13 de dezembro de 2012 em Histórias que o povo conta
Tags:, , , ,

Salve, saladeiros!luiz gonzaga

Hoje, dia 13 de dezembro de 2012, é o dia do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga do Nascimento, o nosso querido Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Luiz Gonzaga era um artista completo.. era cantor, sanfoneiro, compositor, e era muito carismático, sabia tratar bem o seu público… Ele é o autor de sucessos como Asa Branca, A vida do viajante, Luar do Sertão, Respeita Januário, entre outros.

O Salada Mista humildemente apresenta uma homenagem ao centenário de nascimento deste grande artista brasileiro… de Exu para o Brasil.. Luiz Gonzaga, filho do sertão e Rei do Baião.

Gonzaga nasceu na cidade de Exu, interior de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912..  o pequeno Luiz já mostrava dom para a música. Filho de Mestre Januário, famoso sanfoneiro da região, Luiz começou a tocar cedo, antes dos 18 anos, em feiras e festas de sua pequena cidade. E a medida que seu talento ia desabrochando, o amor também desabrochava em sua vida… o jovem Gonzaga se apaixonou por Nazarena, filha de um coronel da região.. Gonzaga era pobre e a moça de quem gostava, rica, filha do homem mais poderoso de Exu..  e o óbvio aconteceu.. o pai da moça proibiu o relacionamento… revoltado por não poder se casar com a mulher que amava, Luiz então foge de casa..

Luiz Gonzaga vai então se filiar ao exército.. na cidade de Crato, no Ceará.. fica por lá durante quase 10 anos de sua vida.. em 1939 ele pede baixa no Exército e se encaminha para a cidade do Rio de Janeiro..

Em 1941, Luiz Gonzaga é descoberto pelo programa de rádio de Ary Barroso. De lá ele fechou contrato com a gravadora Victor,  por onde lançou suas primeiras músicas.. Logo depois, o mestre Lua, como também era chamado, fechou contrato com a Rádio Nacional, o que lhe trouxe um grande reconhecimento…

Em 1945 nascia Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior.. o Gonzaguinha.. filho de  Léia, uma cantora das noites cariocas com quem Luiz vivia uma paixão.. Luiz sabia que o menino não era seu filho, mas ao ver que sua amada seria mãe solteira, fez questão de registrá-lo e dar seu nome a ele..

Em 1946, Luiz Gonzaga volta pela primeira a sua terra natal..  a visita a Exu e o reencontro com sua família está narrado na música “Respeita Januário”Essa viagem ainda inspira Gonzaga a compor sua canção mais famosa, “Asa Branca”composta em 1947, tendo como base as lembranças que Gonzaga tinha da seca que castigava sua cidade natal.

Em 1948, Gonzagão se casa com sua secretária, Helena.. juntos adotam uma criança a quem dão o nome de Rosa. O casal viveu junto até a morte do Rei do Baião.

gonzagaoegonzaguinha

Gonzaguinha e Gonzagão

As décadas seguintes continuaram a ser de muito sucesso para Luiz Gonzaga na vida profissional.. na vida pessoal, o relacionamento dele com seu filho Gonzaguinha não era dos melhores… Gonzaga deixou o menino vivendo com seus padrinhos no Rio enquanto viajava o país em suas turnês. Mesmo na casa dos padrinhos, Gonzaguinha foi sempre sustentado com o dinheiro  que o pai enviava. Com o tempo, a relação ficou cada vez mais complicada.. Gonzaguinha cresceu e se formou em Economia e virou “doutor” para o orgulho de Gonzaga… mas nunca exerceu… sua paixão era outra, a música.. seguiu os passos do pai e foi ela quem os uniu.. no ano de 1979, Gonzagão e Gonzaguinha viajaram o país juntos, após o filho escrever algumas canções para o pai… essa turnê enfim selou a paz entre os dois…

Em 2012, Luiz Gonzaga recebeu duas grandes homenagens pelo seu centenário. A primeira foi o desfile da escola de samba Unidos da Tijuca, com o enredo “O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão”, a agremiação tijucana fez com que todos os reis (Michael Jackson, rei do pop.. Pelé, rei do futebol… Roberto Carlos, rei da música… etc) viessem a Sapucaí para coroar o Rei do Baião.  Depois de um desfile belíssimo e muito aclamado, a Tijuca acabou conquistando o carnaval carioca. A segunda grande homenagem que Luiz Gonzaga recebeu em 2012 foi o filme “Gonzaga, de pai para filho”. O filme narra a história de Gonzagão, tendo por fio condutor a relação conturbada que tinha com seu filho, Gonzaguinha.

tijuca

Unidos da Tijuca desfila em homenagem a Luiz Gonzaga

Luiz Gonzaga morreu vítima de parada cardiorrespiratória a 2 de agosto de 1989, aos 76 anos. Mas um gênio como ele não morre… pelo contrário, se torna imortal através de suas obras…

Felipe Araujo

Anúncios
comentários
  1. I am not sure where you are getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for wonderful info I was looking for this info for my mission.

  2. Tod Joles disse:

    I just want to mention I’m beginner to blogging and site-building and truly savored your page. More than likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually come with wonderful posts. Thanks for sharing with us your web-site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s