HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA: CURIOSIDADES DO NATAL

Publicado: 24 de dezembro de 2012 em Histórias que o povo conta, Todas
Tags:, , , , ,

Salve, saladeirosarvore-da-lagoa1

Hoje é véspera de Natal .. uma festa linda.. onde reunimos a família.. enfeitamos a casa.. montamos árvore, presépio..

Uma época de confraternização e harmonia em todo o mundo.

O Natal tem muitos mitos e tradições… a origem de algumas delas o Salada Mista explica agora:

  • A origem da festa do Natal: Nenhum texto cristão especifica ao certo em que dia do ano nasceu Jesus Cristo. O dia 25 de Dezembro, originalmente era destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol, no solstício de inverno (natalis invicti Solis). Era uma festa pagã  e foi adaptado pela Igreja Católica, no século III d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, deixando de comemorar o nascimento de um deus pagão para comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré, Sol, Luz e Justiça do Mundo.

natal

  • Árvore de Natal:  No Brasil, o dia correto para montarmos a Árvore de Natal é 06 de dezembro, dia de São Nicolau, mais conhecido como Papai Noel. Segundo a tradição, deve ser desmontada no dia 06 de janeiro, Dia de Reis. A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina. O pinheiro é utilizado pois é uma das únicas árvores a permanecerem verdes no inverno europeu.

arvore-de-natal

  • Papai Noel: A figura do bom velhinho foi inspirada em São Nicolau, bispo da Igreja Católica e mais tarde santo. Conta a história que ele era muito generoso. Diz a lenda que para auxiliar três moças que não tinham dotes para o casamento e poderiam assim ficar desamparadas, jogou um saco de moedas pela chaminé da casa, as quais caíram dentro de sapatos e meias que estavam no fogão. Além disso, Nicolau era muito bondoso,  principalmente com as crianças. Foi nomeado patrono delas na Holanda. Com o tempo, muitos mitos e lendas foram surgindo a respeito da figura de São Nicolau, entre elas a de distribuidor de presentes, que lhe colocou finalmente no papel de Papai Noel.

papai_noel_saco

  • Missa do Galo:   A Missa do Galo é assim chamada porque reza a lenda que no dia que Jesus nasceu foi a primeira e única vez na história que um galo cantou a noite. O galo também representa vigilância, além de anunciar o nascer do sol. Assim como anunciou o nascer de Cristo, Sol do mundo. A missa é celebrada em Roma desde o século V.
Missa-do-Galo_post

Papa Bento XVI celebra esse ano mais uma vez a Missa do Galo

  • Presépio:  Quem aqui nunca viu ou mesmo montou um presépio? Ele reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio. A aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual. Hoje em dia, diversas igrejas, praças e shoppings no mundo montam seus presépios.

presepio

Felipe Araujo

Anúncios
comentários
  1. […] Coisas que você não sabia sobre a festa do Natal!… — Continue lendo em Salada Mista […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s